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Domingo, 14 de Dezembro de 2025

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O  MILAGRE DO REBAIXAMENTO:COMO A FERROVIÁRIA FOI VICE – CAMPEÃ BRASILEIRA DE FUTEBOL DA SÉRIE D 2023!

Depois do rebaixamento para a A2 em 2024 e terminando o primeiro turno em último do seu grupo,time renasce igual um milgare para a alegria de todos e da cidade.

O  MILAGRE DO REBAIXAMENTO:COMO A FERROVIÁRIA FOI VICE – CAMPEÃ BRASILEIRA DE FUTEBOL DA SÉRIE D 2023!
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Série D do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2023 foi a décima quinta edição da competição de futebol profissional equivalente à quarta divisão no Brasil. Esta edição foi disputada por 64 equipes, que se classificaram através dos campeonatos estaduais e por outros torneios realizados por cada uma das 27 federações estaduais.

O Ferroviário conquistou seu segundo título da Série D, se tornando o primeiro clube a vencer a competição mais de uma vez.[Após empatar o primeiro jogo da final contra a Ferroviária por 0–0 em Araraquara nq quarta-feira 13/09 os cearenses venceram o jogo de volta no Estádio Presidente Vargas por 2–1 no Sábado 16/09. Além dos finalistas, Athletic e Caxias também garantiram o acesso para a Série C de 2024 ao alcançarem as semifinais.[

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Nessa edição da Série D, foram alcançadas algumas marcas históricas: além de ter se tornado o primeiro time a conquistar a competição mais de uma vez, o Ferroviário também se tornou a terceira equipe na história a vencer a quarta divisão de forma invicta, com aproveitamento de 75%, o melhor desde que a Série D foi expandida em 2020

A maior goleada da história da Série D – e também de todas as divisões do Campeonato Brasileiro – aconteceu nessa temporada: vitória por 10–0 do Brasiliense diante do Interporto, em jogo válido pela décima segunda rodada.[Outro feito notável aconteceu ainda na fase de grupos: a Série D ultrapassou a marca dos 10 mil gols marcados desde sua criação em 2009.[Já o artilheiro Eron, do Caxias, tornou-se o maior goleador de uma única edição da competição, com 14 gols.[Por outro lado, como recorde negativo, a Série D de 2023 registrou a pior média de público de todos os tempos do torneio.

Foram 64 vagas disponíveis na competição. As quatro federações piores ranqueadas tiveram direito a apenas um time na competição, ficando o total de vagas distribuído da seguinte forma:

  • Os quatro rebaixados da Série C do ano anterior;
  • O estado 1º colocado no Ranking Nacional das Federaçõestem direito a 4 vagas;
  • Do 2º ao 9º colocado no Ranking Nacional das Federações têm direito a 3 vagas;
  • Do 10º ao 23º colocado no Ranking Nacional das Federações têm direito a 2 vagas;
  • Do 24º ao 27º colocado no Ranking Nacional das Federações têm direito a 1 vaga para o campeão estadual;

Os indicados das federações estaduais são selecionados através do desempenho nos Campeonatos Estaduais ou outros torneios realizados por cada federação estadual (comumente Copas Estaduais.

Em caso de desistência, a vaga é ocupada pelo clube da mesma federação melhor classificado, ou então, pelo clube apontado pela federação estadual. Se o estado não indicar nenhum representante, a vaga é repassada ao melhor estado seguinte posicionado no Ranking Nacional das Federações, que indica uma equipe a ocupar o mesmo grupo da equipe original. Caso a vaga ainda fique em aberto, é transferida ao segundo estado seguinte e melhor colocado no ranking, e assim sucessivamente. O limite de usufruto de vaga repassada é de uma por federação.

As equipes que disputam a Série D geralmente são definidas pelo seu posicionamento na tabela de classificação de seus respectivos campeonatos estaduais. Quando nos estaduais existe algum participante que já disputa alguma divisão superior do Campeonato Brasileiro (Séries A, B ou C), a classificação para a Série D se dá a seguinte equipe melhor posicionada na tabela de classificação. Em alguns estados, os campeonatos locais servem apenas como classificação para a Copa do Brasil da temporada subsequente. A federação destes estados prefere realizar algum torneio paralelo ao estadual propriamente dito, para definir seu(s) representante(s) na Série D do Campeonato Brasileiro. Desde a edição de 2016, por conta de ajustes no regulamento feitos pela CBF, os campeonatos e seletivas estaduais de um ano classificam suas equipes para as competições nacionais do ano seguinte.

As 64 equipes foram divididas em oito chaves, com oito clubes em cada, com jogos de ida e volta. As quatro melhores de cada grupo se classificam para a segunda fase, totalizando 32 equipes. Estas se enfrentam em confrontos eliminatórios, com jogos de ida e volta, até a definição do campeão e do acesso à Série C de 2024: dezesseis avos de final, oitavas, quartas, semifinais e final.

ASSOCIAÇÃO FERROVIÁRIA DE ESPORTES

Associação Ferroviária de Esportes (mais conhecida apenas como Ferroviária) é um clube de futebol brasileiro da cidade de Araraquara, interior do estado de São Paulo. Foi fundada em 12 de abril de 1950 e suas cores são grená e branco. Já a Ferroviária S/A foi estabelecida em 11 de novembro de 2003 e a Ferroviária SAF em 19/01/2023.

Permaneceu 30 anos seguidos na elite do Campeonato Paulista, além de ter participações na Série A do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil.

Manda seus jogos no estádio Doutor Adhemar de Barros (popularmente conhecida como Arena da Fonte) Em 2024, a Ferroviária irá disputar a Série A2 do Campeonato Paulista e a Série C do Campeonato Brasileiro.

Em 1950, um grupo de engenheiros e demais servidores da Estrada de Ferro Araraquara (EFA) reuniu-se no salão de festas do Clube 22 de Agosto. O encontro havia sido articulado pelo engenheiro Antonio Tavares Pereira Lima. Era sua intenção fundar um clube esportivo de empregados da EFA. Esclareceu a todos as linhas gerais do seu plano, com o propósito de conseguir os recursos necessários à manutenção da entidade. A Pereira Lima se deve a fundação do clube e o nome "Associação Ferroviária de Esportes" (O seu distintivo ficou sendo o mesmo da EFA, porém com as letras ao contrário: AFE). Ele desejava para a AFE as mesmas cores utilizadas pela seleção carioca de futebol (azul "guanabara" e branco), sua ideia causou leve discórdia, pois os outros integrantes da EFA não concordaram com as cores escolhidas.

Por isso, venceu a combinação grená e branco, idêntica à do Clube Atlético Juventus. Não houve confusão, mas debates a respeito do que melhor poderia representar o clube, e venceu, por sugestão de Silvio Barini, a cor grená porque era semelhante àquela que distinguia as locomotivas da EFA (depoimento de Jacob Martins no livro "Fonte Luminosa"). Talvez por isso, quando mais tarde fundou a Associação Desportiva Araraquara (ADA), Pereira Lima não abriu mão das suas cores preferidas. Pereira Lima adotou as cores azul e branca para a ADA, resultado da fusão do Paulista FC e do São Paulo de Araraquara, porque são as cores da cidade e era a cor da camisa da Associação Atlética Araraquara que existiu de 1927 a 1930 (depoimento de Arnaldo de Araujo Zocco e noticiado no jornal O Imparcial da data da fundação da ADA).

Na mesma reunião que decidiu a cor da camisa, foi aclamada também a Diretoria provisória da Ferroviária, assim constituída: Presidente, Antonio Tavares Pereira Lima; Vice, Hermínio Amorim Júnior; Primeiro Secretário, Jacob Martins; Segundo Secretário, Ciro Campos; Primeiro Tesoureiro, Augusto Campos e Segundo Tesoureiro, Lázaro Ferreira de Almeida Júnior. Obtida a área de terreno, foi iniciada a construção do estádio de futebol, que mais tarde levaria o nome "Estádio Doutor Adhemar de Barros", em homenagem ao conhecido político. Hoje, popularizou-se chamar o estádio de "Fonte Luminosa", mas alguns radialistas ainda dizem, quando estão transmitindo jogos em Araraquara: "Estamos falando do estádio Dr. Adhemar Pereira de Barros…"

Foi constituída uma comissão encarregada de angariar fundos, integrada por Abel de Almeida Magalhães, Francisco Eugênio de Campos Júnior, Orlando Drumont Murgel, Jader Lessa Cesar, Amador Galucci, Frederico Meller, Orlando Mantezi, Azor Garcia dos Santos, Dorival Carvalho e Antonio de Barros Serra. Dez cruzeiros seria a quantia a ser paga pelo associado, a partir de junho de 1950.

FERROVIÁRIA FUTEBOL S/A

A ideia da criação de uma empresa para a exploração das atividades de futebol da AFE nasceu no gabinete do Prefeito Municipal de Araraquara, Edinho Silva e foi pauta de várias reuniões entre o Prefeito e diversos simpatizantes e torcedores de futebol da gloriosa AFE, que queriam ver o clube brilhar ainda mais. Em 11 de novembro de 2003 realizou-se a Assembleia Geral de Constituição que declarou formalmente constituída a Ferroviária Futebol S/A, elegendo o Conselho de Administração da Empresa, que a seguir elegeu a primeira diretoria, com mandato até abril de 2004. O contrato foi registrado na Junta Comercial do Estado em 3 de dezembro de 2003.

O primeiro corpo administrativo da Ferroviária S/A ficou assim definido: Valdir Massucato (Diretor Presidente), Waldemar Paschoalino Júnior (Diretor Vice-presidente), Bruno José Ópice de Mattos (Diretor Administrativo/Financeiro) e Osmar Alberto Volpe (Diretor de Futebol).

No início da constituição da S/A, algumas parcerias foram fundamentais para o sucesso do clube-empresa. É importante destacar ações conjuntas entre S/A e empresas como Lupo, Unimed, Patrezão, Empresa Cruz, Usina Maringá, Uniara, Viação Paraty, entre outras que de forma direta ou indireta participaram do ressurgimento da querida Ferroviária de Araraquara.

Ao mesmo tempo, como compromisso com torcida e a cidade, traçou-se como objetivo o acesso às divisões superiores do Futebol Paulista em curto espaço de tempo. No primeiro semestre de 2006, a locomotiva grená quase chegou ao acesso à Série A2.

Apesar de não conseguir o acesso em 2006, a diretoria da Ferroviária seguiu firme em busca dos objetivos traçados, e, como consequência do trabalho honesto, transparente e de muita competência, a ferrinha sagrou-se campeã da Copa Federação Paulista nesse ano, batendo o bicho-papão Bragantino e calando o estádio Marcelo Estefani, com mais de 10 mil torcedores.

Hoje, a Ferroviária está na Série A1 do Campeonato Paulista, após campanha vitoriosa na Série A2 2015. Pelo segundo ano consecutivo, a Locomotiva Grená jogou a Copa do Brasil bem como nos anos de 2019 e 2020.

No dia 25 dezembro de 2020 após notícias publicadas na Folha de S.Paulo e portal Uol Saul Klein, principal investidor comunicou que estava se desligando, temporariamente, do Comitê Gestor de Futebol da Ferroviária.

FERROVIÁRIA SAF

A Ferroviária SAF tem um novo investidor. Após meses de espera, a MS Sports acertou a venda de 92% das ações que detinha sobre a SAF.

Uma nova prospecção foi feita para que as ações da MS Sports pudessem ter novos interessados em adquirir a SAF, até chegar a Giuliano Bertolucci, que tem a Bertolucci Sports como principal agência de jogadores de futebol, tendo como braço direito, o também empresário de atletas, Júlio Taran.

Considerado o maior empresário dentro do cenário futebolístico brasileiro, Bertolucci possui parcerias com grandes jogadores, como David Luiz, Marquinhos, Thiago Mendes, Oscar, Willian, Paulinho, entre outros.

Bertolucci arrecadou mais de 100 milhões de euros (algo em torno de R$ 630 milhões) intermediando negociações durante a janela de transferências do início desta temporada.

Os planos traçados pela nova gestão, após a venda da SAF, envolvem uma reestruturação do clube, sobretudo financeira, além de torná-lo referência na formação de atletas.

Substituindo a administração do empresário Saul Klein, herdeiro das Casas Bahia, o novo projeto iniciou-se em dezembro de 2022. Foi quando o empresário Giuliano Bertolucci, que atua como agente de atletas de destaque no futebol, caso do zagueiro Marquinhos da seleção brasileira PSGadquiriu 92% da SAF da Ferroviária. O filho do empresário, Filippo Bertolucci, ficará à frente do Conselho Administrativo da SAF.

A nova empreitada terá como marco simbólico o início do Brasileirão 2023, agora com o executivo Júnior Chávare, que comandará o trabalho de reformulação dentro de campo. O dirigente soma passagens por clubes da elite nacional, como Atlético-MGBahiaGrêmio São Paulo. Dentre os jogadores que revelou, destacam-se o meia Luan, os volantes Arthur Wallace, os atacantes Everton CebolinhaDavid Neres e Ferreira, além do zagueiro Bremer.

Responsável pelo departamento de futebol, Chávare se encarrega da formação do time principal e do alinhamento dos processos para a base. Ele destaca o objetivo de tornar a Ferroviária uma referência na formação de atletas de alta competitividade, além de, paralelamente, montar um time competitivo, também com nomes experientes para consolidar uma equipe que brigue pelo acesso.

Haverá uma sinergia entre a base e a equipe profissional. Acima de tudo, o clube preza por uma administração responsável, para que possa ascender em âmbito nacional com um projeto consistente, tendo uma equipe de qualidade e competitiva. Mantendo a tradição da Ferroviária de revelar bons jogadores um olhar especial para a base e para a formação de atletas.

 VICE – CAMPEÃ BRASILEIRA DE FUTEBOL DA SÉRIE D 2023!

Depois do rebaixamento para a A2 em 2024 e terminando o primeiro turno em último do seu grupo,time renasce igual um milgare para a alegria de todos!

Méritos para todos da equipe ,diretoria,jogadores,comissão técnica ,torcedores e em especial ao técnico Alexandre Lopes que era técnico da equipe Sub 20 que no Campeonato Paulista deixou o time com 20 jogos invictos,até assumir interrinamente por 2 jogos a equipe ,retirou do último lugar do grupo 7,terminando em quarto lugar e classificando para a segunda fase e ae o time cresceu e se sagrou vice –campeão depois de 19 anos já que foi vice campeça da Série C em 1994.

No Sábado 16/09, a Ferroviária foi superada por 2 a 1 pelo Ferroviária-CE, no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza-CE, e ficou com o vice-campeonato nacional. Na primeira partida, as duas equipes haviam empatado sem gols na Fonte Luminosa. O gol da Locomotiva no jogo da volta foi marcado por Vitor Barreto, aos 38 minutos da primeira etapa, empatando a partida. Foi o quinto dele na competição.

O resultado encerra uma série de invencibilidade que já durava dez partidas da Locomotiva Grená, com seis vitórias e quatro empates. Foi a única derrota da AFE na fase mata-mata da competição.

A Ferroviária termina como o segundo melhor time de uma competição que iniciou com 64 clubes, e garantiu acesso para a Série C de 2024, após empate com o Sousa-PB, fora de casa, nas quartas de final. Além da AFE, Ferroviário-CE, Athletic-MG e Caxias-RS também conquistaram o acesso.

No total, a Locomotiva entrou em campo 24 vezes nesta edição da Série D, com dez vitórias, nove empates e cinco derrotas.

Na primeira fase, avançou na quarta colocação do Grupo A7; na segunda fase, eliminou o Hercílio Luz-SC; nas oitavas, passou pelo Anápolis-GO; nas quartas, deixou pra trás o Sousa-PB; na semifinal, derrotou o Athletic-MG.

Veja campanha completa do acesso da Ferroviária:

1ª rodada – FERROViÁRIA 0x0 Operário-MS;

2ª rodada – Maringá-PR 0x0 FERROVIÁRIA;

3ª rodada – FERROVIÁRIA 1×2 Inter de Limeira;

4ª rodada – XV de Piracicaba 1×1 FERROVIÁRIA;

5ª rodada – FERROVIÁRIA 0x0 Crac-GO;

6ª rodada – FERROVIÁRIA 0x0 Patrocinense-MG;

7ª rodada – Cascavel-PR 1×5 FERROVIÁRIA;

8ª rodada – FERROVIÁRIA 1×0 Cascavel-PR;

9ª rodada – Patrocinense-MG 1×0 FERROVIÁRIA;

10ª rodada – Crac-GO 0x1 FERROVIÁRIA;

11ª rodada – FERROVIÁRIA 4×2 XV de Piracicaba;

12ª rodada – Inter de Limeira 1×0 FERROVIÁRIA;

13ª rodada – FERROVIÁRIA 1×2 Maringá-PR;

14ª rodada – Operário-MS 0x1 FERROVIÁRIA.

2ª fase: FERROVIÁRIA 1×1 Hercílio Luz-SC Hercílio Luz-SC 2×2 FERROVIÁRIA

Oitavas de final: FERROVIÁRIA 1×0 Anápolis-GO Anápolis-GO 0x1 FERROVIÁRIA

Quartas de final:

FERROVIÁRIA 1×0 Sousa-PB Sousa-PB 1×1 FERROVIÁRIA

Semifinal:

FERROVIÁRIA 1×0 Athletic-MG Athletic-MG 1×2 FERROVIÁRIA

Final:

FERROVIÁRIA 0x0 Ferroviário-CE Ferroviário-CE 2×1 FERROVIÁRIA

O artilheiro na campanha grená foi o atacante Pilar, com seis gols marcados, seguido por Vitor Barreto, com cinco.

FICHA TÉCNICA

CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE D – final (2º jogo)

FERROVIÁRIO-CE 2×1 FERROVIÁRIA

Data: Sábado, 16 de setembro de 2023

Horário: 16h00

Local: estádio Presidente Vargas (Fortaleza-CE)

Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden (árbitro); Jorge Eduardo Bernardi e Michael Stanislau (assistentes); Roger Goulart (4ª árbitro); Rodolpho Toski Marques (VAR-FIFA)

Transmissão: FSportsTV e TV Brasil

Gols: Vitor Barreto (38′ do 1T) para a Ferroviária; Deizinho (1′ do 1T) e Ciel (6′ do 2T) para o Ferroviário-CE

FERROVIÁRIO-CE – Igor Rayan; Wesley, Alisson, Éder Lima e Mattheus Silva (Geninho); Lincoln, Cesar Sampaio, Gabryel Martins (Thiaguinho) e Tarcísio (Brayan); Deizinho (Kadu Barone) e Ciel (Abner). Técnico: Paulinho Kobayashi.

FERROVIÁRIA – Saulo; Lucas Rodrigues, Gustavo Medina, Ronaldo Alves (Judá Aguiar) e Vitor Ricardo; Pablo Gabriel, Paulinho Santos (Felipinho) e Thomaz (Pedro Paulo); Antonio (Cantarelli), Vitor Barreto (Batista) e Pilar. Técnico: Alexandre Lopes.

Vale lembrar que Antonio de Oliveira Filho, o Careca,talvez o araraquarense mais ilustre, ídolo da Seleção Brasileira (participou de Duas Copas do Mundo FIFA), do São Paulo FC e do Guarani FC, campeão brasileiro em 1978 e 1986, nunca jogou pela Ferroviária, porém declarou que já foi torcedor, e que frequentava alguns jogos da mesma.

A Ferroviária tem maior rivalidade com os times de Ribeirão Preto, devido a proximidade entre as cidades (88 km) e, principalmente, pela tradição dos clubes envolvidos. São disputados os tradicionais clássicos Come-Ferro e Bota-Ferro.

 

Foto 1 - Logo da Série D 2023.

Foto 2 - Escudo da Associação Ferroviária de Esportes.

Foto 3 -Giuliano Bertolucci é o novo investidor da Ferroviária SAF.

Foto 4 -  ASSOCIAÇÃO FERROVIÁRIA DE ESPORTES - VICE – CAMPEÃ BRASILEIRA DE FUTEBOL DA SÉRIE D 2023!

 

 

FONTE/CRÉDITOS: Wikipédia ,Ferroviária SAF e Rodrigo Coutinho Sossolote – Soró
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