Portal de Esportes

Sabado, 02 de Marco de 2024

ATIVE o sininho 🔔 Ao vivo

Colunas/ESPORTE AMADOR - ALEXANDRE !

Mario Pinto, as maratonas aquáticas e a travessia do Canal da Mancha!

Professor Alexandre José Pierini - Uniara!

Mario Pinto, as maratonas aquáticas e a travessia do Canal da Mancha!
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
 
Mario Pinto e natação são sinônimos tal a simbiose que tomou conta de ambos, na cidade de Araraquara quando se fala no nome de Mario, automaticamente já se liga ao universo aquático e essa trajetória começou ainda menino nas piscinas da Associação Ferroviária de Esportes.
 
Desde o começo com os ensinamentos dos mestres Piscinão e Orselli, Mario Pinto já demonstrava a vocação para a natação, talvez por isso, nunca mais a deixou, aliás, foi aperfeiçoando a sua formação nas piscinas até chegar nas disputas das competições de natação de longo alcance, as chamadas “maratonas aquáticas”.
 
Foi aí que surgiu o sonho de atravessar o Canal de Mancha, espaço marítimo que liga a França à Inglaterra – um verdadeiro desafio tendo em vista as condições nada favoráveis de temperatura e pressão, uma vez que o mar naquela região costuma ser gelado e de intensa vibração, o que dificulta muito e valoriza demais o sucesso na empreitada.
 
Para eternizar a travessia, Mario Pinto escreveu um livro chamado: “Travessia do Canal da Mancha: a conquista de um sonho” contando com detalhes como aconteceu todo o processo, nele, o autor fala como escolheu a natação como esporte, a história da carreira nas piscinas, depois, aborda as maratonas aquáticas e as trajetórias em águas abertas, assim como a decisão de fazer a travessia do Canal da Mancha.
 
Com detalhes, Mario aborda a preparação para a travessia, os momentos de tensão, a solidão e o medo que toma conta do cenário, assim como a realização e a sua relação com o profissional Igor Souza que conduziu todo o processo de preparação para a travessia.
 
Mario também estabelece a relação entre as maratonas aquáticas e a psicologia esportiva, o que pode ser considerado muito significativo uma vez que o autor possui extensa formação profissional na área e a utiliza como ferramenta para superar as grandes dificuldades que as maratonas aquáticas apresentam, o livro também traz o um álbum de fotos e imagens do sonho realizado, o que torna mais atrativo e de leitura fácil.
 
Superar o medo, a ansiedade e as dificuldades para a realização de um sonho é a lição que o livro apresenta, e a pergunta que pode ser fazer em cima da obra é a seguinte: até onde você está disposto a ir para realizá-lo? O livro de Mario Pinto tem tudo a ver com essa pergunta na medida em que a resposta é extremamente positiva, pois ela consegue unir, determinação, perspicácia, planejamento e perseverança em busca de um objetivo maior que é a concretização de um sonho
FONTE/CRÉDITOS: Professor Alexandre José Pierini - Uniara
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!