Portal de Esportes

Sabado, 04 de Outubro de 2025

Notícias/Cotidiano

Araraquara lança projeto para transformar vidas no sistema prisional!

Iniciativa com leitura dirigida para pessoas privadas de liberdade leva educação aos detentos da penitenciária local.

Araraquara lança projeto para transformar vidas no sistema prisional!
Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
 

Leia Também:

Na  quarta-feira 23/04, a Penitenciária Dr. Sebastião Martins Silveira, em Araraquara, foi palco do lançamento de um projeto que une livros, tecnologia e transformação social. O Projeto de Leitura Dirigida para Pessoas Privadas de Liberdade chegou com a missão de oferecer mais do que conhecimento: ele oferece uma nova chance.
 
A ação é fruto de uma parceria entre o Observatório do Livro, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), e reforça a resolução nº 391 do CNJ, que permite a redução de pena através de atividades educativas. Com o tema "Quem lê pode mais", os participantes receberão tablets com livros digitais em PDF, promovendo a leitura como ferramenta de reconstrução pessoal e reintegração à sociedade.
 
Durante a cerimônia, o prefeito Dr. Lapena destacou o valor do projeto para a cidade e para a dignidade humana. "A leitura tem o poder de transformar nossa visão de mundo e de nós mesmos. Para muitos desses indivíduos, ela é uma ponte para a esperança, a recuperação e uma nova chance", afirmou. "Nosso compromisso é garantir que a educação alcance a todos, inclusive quem está atrás das grades."
 
A vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social, Meire Laurindo, também esteve presente e reforçou a importância de políticas públicas que promovem a inclusão social por meio da educação:
"Esse projeto dialoga diretamente com o trabalho que desenvolvemos na assistência social. Acreditamos no poder da educação como uma ferramenta de transformação e reconstrução de vidas."
 
Além das lideranças do Executivo, participaram do evento o juiz José Roberto Bernardi Liberal, o vereador Marcelo Gurgel, Galeno Amorim (presidente do Observatório do Livro), o Capitão Adilson José Gardim, representantes da Polícia Penal, SAP, Funap e secretários municipais. Todos reforçaram a importância de ações que promovem a verdadeira inclusão.

 

 

 
FONTE/CRÉDITOS: Secom - Prefeitura de Araraquara
Comentários:

Veja também