Faleceu o Mestre ,amigo em Cristo e Jornalista Esportivo Wilson Luiz ,de infarto fulminante,aos 87 anos de vida neste Sábado 18/01 em Araraquara.
Wilson é um dos nomes mais importantes do jornalismo esportivo do Brasil e torcedor da Ferroviária de Araraquara .Viu o primeiro jogo do clube,a construção do Estádio da Fonte Luminosa .
Se formou em Contabilidade,mas foi nas ondas do rádio que se tornou setorista da Rádio a Voz da Araraquarense e depois repórter de campo e depois locutor esportivo com passagens pelas Rádios Progresso de São Carlos ,Cultura ,Morada , TV Morada do Sol,Aracoara FM , Rádio Band FM Araraquara ,Rádio Brasil FM e PWZ que leva o nome de P de Peta(Odair Peta,Dono da Rádio), W de Wilson e Z de Luiz de Wilson Silveira Luiz com Z no final,igual ele sempre falava e dizia.
Foi jornalista esportivo dos Jornais :O Diário de Araraquara,Jornal de Araraquara e da Revista Leia Tour e em todos estes teve a coluna DezTacando que completou 50 anos em 2019 aonde entrou para os anais da Câmara Municipal de Araraquara. Excursionou com a Ferroviária em todas as feitas para o Exterior.Sempre incentivou o esporte amador no Brasil.
Foi Secretário de Esportes de São Carlos , Assessor de imprensa da Prefeitura de Araraquara,Presidente da ACEA(Associação dos Cronistas Esportivos de Araraquara)e integrante da ACEESP (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo)aonde recebeu em 2018,Prêmio pelos trabalhos prestados a classe esportiva.
Incentivou o compadre Paschoal Gonçalves da Rocha(In memorian)a criar as Reminiscências Esportivas e também criou a LIBA(Liga Bochófila de Araraquara)e no dia 16 de outubro ,seu aniversário é o dia municipal da Bocha em Araraquara,lei criada pelo então vereador Edno Pacheco(In memorian).
Alegre ,do bem e de bem com a vida,é um ser alado e iluminado e criou bordões :"Não pega esta que ainda está quente", "É mais um gol para alegrar os corações afeanos","É mais um gol para entristecer os corações afeanos","É tempo do tempo pela Cultura".
Formou e criou gerações de jornalistas :Jonatan Dutra ,Celso Galo,Flávinho Fernandes,Rodrigo Coutinho Sossolote(Soró)e Odair Peta entre muitos ,os quais são gratos e agradecidos à ele e quando completou 80 anos em 2017,fizemos uma festa surpresa com as Torcidas Coração Grená e Afeganistão da Ferroviária no Programa Esportes e Lazer sob o comando de Odair Peta.
Wilson é um dos incentivadores da minha carreira de Jornalista Esportivo.Primeiro em 1993 aonde era estágiário da Band FM e ajudei ele a organizar o Congresso da ACEESP em Araraquara no Clube 22 de Agosto.Convivi muito com ele e em 2017 me incentivou a retornar para o jornalismo e a cuidar do Museu de Reminiscências Esportivas Paschoal da Rocha aonde ele doou todo seu acervo e também fez a Exposição da Bocha em Araraquara.
Para mim,uma perda irreparável e um momento difícil na véspera do meu aniversário de 50 anos que será em 20 de janeiro e fará muita falta.
Nascido em São Carlos em 16/10/1937,casado com Cidinha,deixa ,filhos ,netos ,amigos e uma legião de fãs,um legado e uma lacuna na imprensa esportiva do Brasil .
Que sua alma descanse em paz e esteja ao lado do nosso Senhor Jesus Cristo.A Prefeitura de Araraquara através do Prefeito Dr.Luiz Carlos Lapena decretou luto oficial de três dias em sua homenagem.
Na foto Sérgio Martins da ACEA e da Leia Tour e Wilson Silveira Luiz(direita) no Museu de Reminiscências Esportivas Paschoal da Rocha aonde ele recebeu o prêmio de patrono do 3 Prêmio Os Melhores do Esporte em 2022.
FONTE/CRÉDITOS: Rodrigo Coutinho Sosolote - Soró
Comentários: