Uma das mais tradicionais referências culturais de Araraquara, a Biblioteca Municipal "Mário de Andrade" celebra seus 80 anos nesta quarta-feira, 2 de agosto. Para falar sobre a história e a simbologia que cerca o espaço público, o "Canal Direto com a Prefeitura" convidou Melba Souza, gestora da unidade.
A entrevistada destacou a importância da data. "A biblioteca é um espaço cultural, é um local onde se obtém conhecimento. Já parou para pensar que são 80 anos? Qual é a biblioteca que hoje em dia pode falar que se mantém há 80 anos? Então é um privilégio para a cidade ter uma biblioteca com uma frequência que está sendo mantida por 80 anos de funcionamento", comentou.A Biblioteca "Mário de Andrade" foi fundada em 2 de agosto de 1943, por iniciativa do próprio escritor Mário de Andrade. "O Mário vinha aqui na cidade e visitava seus parentes, como o Pio Lourenço Corrêa. Ele percebeu que a cidade não tinha uma biblioteca e, junto com o Pio, foi procurar o prefeito da época. Tudo se juntou, teve toda a articulação política e eles resolveram abrir uma biblioteca para a cidade de Araraquara. Para isso, foram mobilizados pedidos de livros, de doações, para chegar à nossa biblioteca, inclusive chegou do próprio Mário um total de 600 livros. Esse acervo até está lá na biblioteca. Não temos mais os 600, mas temos alguns lá que o pessoal que tiver curiosidade pode conhecer, pois estão lá à disposição. São livros que vieram do acervo dele e de alguns amigos, alguns escritores. Você pode ver até lá dedicatórias da Cecília Meireles e de vários escritores brasileiros. Então o nome dele na biblioteca não é uma simples homenagem", contou.Melba falou sobre o conteúdo que compõe o acervo da biblioteca atualmente. "Nós temos catalogados 87.500 livros. Fora esses, temos os acervos especiais, que são acervos do Mário, do Dorival Alves, do Maestro Tescari, entre outros que são especiais e que são mais para pesquisas. Temos mapoteca, temos o acervo de artigos, então pode-se dizer que tem muito mais de 100 mil itens para utilizar na biblioteca, um acervo bem grande", acrescentou.Ela revelou que as obras mais procuradas ainda são os romances. "Os livros da Nora Robert saem muito e no infanto-juvenil a meninada pega muito o 'Diário do Banana', além dos livros de vestibular. Na verdade, tem um pouco de tudo, mas o que o pessoal gosta mesmo ainda são os romances, as ficções", salientou.
A gestora também destacou a importância das mostras e eventos pontuais realizados no espaço. "Tivemos recentemente o Território da Arte, a Exposição do Museu do Futebol e neste ano teremos muitas exposições e eventos das secretarias da Prefeitura. Hoje eu digo que a biblioteca é um espaço cultural e é isso que nós queremos. Queremos que a população enxergue a biblioteca como um espaço dela, que vai trazer cultura, trazer sabedoria", apontou.
Adaptação às novas tecnologias Melba falou sobre como a biblioteca se adaptou à era cada vez mais tecnológica que vivemos atualmente. "Tenho 16 anos na biblioteca, mas analisando coisas de 30 anos atrás, e por contato com os funcionários, vemos que houve uma mudança brusca na parte de pesquisa porque hoje em dia o pessoal pesquisa na internet, no Google. Antigamente era comum vermos na biblioteca filas de pessoas que iam até lá para fazer uma pesquisa e hoje em dia já não tem essa procura. Tem uma procura de pesquisa, mas é menor. O pessoal frequenta ainda a sala de leitura. Nós até a chamamos de sala de pesquisa e estudo porque a pessoa vai mais lá para estudar. É um local ideal para quem gosta de ficar no silêncio. Lá tem Wi-Fi, a pessoa pode ir lá com o notebook, com o celular, se senta e fica à vontade. É um ambiente gostoso, dá para estudar. E a biblioteca tem a frequência ainda. Quem é leitor nunca vai deixar de ser leitor. Quem gosta de pegar o livro, pega o livro mesmo. Então continua tendo os empréstimos e a frequência não é pequena. Temos uma frequência de 1.500 livros por um mês e anualmente 10.700 pessoas passam pela biblioteca. Temos uma boa frequência e a biblioteca ainda se mantém", assegurou.
Feira da MárioCom mais de 1.000 publicações, a “Feira da Mário - 80 anos - livros lidos para serem relidos” teve início nesta quarta-feira na Biblioteca Mário de Andrade, em uma realização da Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.
A gestora afirmou que esse evento é muito aguardado pelo público. "A feira está bombando. É uma feira que as pessoas gostam muito e estão sempre perguntando sobre ela. A feira acontece desde 2012 e é uma troca e venda de livros a preços populares. Se você tem um livro em casa, já leu e não tem mais interesse nele, pode ir lá trocar, pegar uma coisa nova para ler. E os livros colocados à venda são a preços populares, por R$ 2, R$ 5 e R$ 10. Com esse dinheiro que entra, nós compramos títulos novos para a biblioteca. A Prefeitura compra livros, mas existe toda uma burocracia e existe uma demanda mais urgente, com livros que vão cair no vestibular que às vezes não temos. A demanda mais urgente nós cobrimos com a verba da feira", ressaltou Melba.A feira reúne livros de literatura estrangeira, literatura infantojuvenil, dicionários, romance espírita, filosofia, que caem no vestibular e livros de assuntos gerais. Com entrada gratuita, a Feira da Mário permanece até o dia 11 de agosto, das 8h15 às 19h30, de segunda à sexta-feira. A Biblioteca Municipal Mário de Andrade está localizada na Rua Carlos Gomes, 1729, no Centro de Araraquara.Ao vivoO “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 12h30, na página da Prefeitura no Facebook. A íntegra dos programas continua disponível para visualização no próprio Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.

FONTE/CRÉDITOS: Secom - Prefeitura de Araraquara